Prata, Argenti

Porque Prata de Lei!

Seu nome tem origem indo-europeia.


O Rei de Portugal, Dom Afonso II, criou uma lei que punia quem alterasse o teor da mistura da prata, daí o nome Prata de Lei.


A prata 950 é conhecida como prata de lei e é de altíssima qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.


A prata é um metal nobre encontrado na natureza apresentando-se no estado sólido em pepita ou grãos, tem seu valor superado apenas pelo ouro e paládio, usada por homens e mulheres desde a antiguidade, usada por grandes marcas como Tiffany, Bulgari, HStern, Vivara, Pandora, entre outras, no Brasil é utilizada desde o século XV.



















A Prata é um elemento químico de símbolo Ag, sua configuração eletrônica é [Kr] 4d¹⁰ 5s¹ e seu número atômico é 47.


O escurecimento na Prata é um fenômeno natural, e já esperado. É a oxidação do metal que ocorre com o tempo, e em contato com o suor da pele, produtos químicos, água etc.



Encontrada principalmente na América do Sul, Estados Unidos e Rússia. No entanto o maior produtor de prata é o México que explora o metal desde 1500 d.c. até hoje, a melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de Kongsberg, na Noruega.







Os maiores produtores de prata no mundo são:


Mundo 251.121 toneladas


México 52.782

Peru 41.873

China 3.186

Bolívia 1.200

Chile 1.200

Polônia 1.150

EUA 1.090

Canadá 720


A Rússia e a Austrália produziram 1,700 toneladas de prata em 2013 e, portanto, ambas ocuparam a quarta posição.


A Austrália tem uma longa história de mineração. A BHP Billiton é a maior corporação que faz mineração na Austrália, tendo iniciado suas operações nos 1920s. A BHP Billiton é uma empresa multinacional que faz mineração em outros países. Queensland produz mais prata na Austrália do que qualquer outro território.



Hoje, a reserva de prata da Rússia é desconhecida, mas sempre permaneceu entre os dez maiores produtores de prata.


A prata italiana se destaca dos outros tipos de prata por sua raridade e brilho únicos, composta por 7,5% de cobre e 92,5% de prata pura, ela recebe um polimento que impede a oxidação e confere uma cor bem clara, próxima da prata 1000.





No passado, a prata era usada como moeda, mas mais recentemente foi usada para fazer moedas, também usada para fazer jóias, e outros itens decorativos para melhorar seu apelo estético.








A prata tem aplicações na fabricação de baterias de alta capacidade, onde é usado com zinco ou cádmio. Como tem as melhores propriedades para refletir a luz, ela é usada em espelhos, embora possa manchar com o tempo, tem outras numerosas aplicações que incluem tintas de prata, onde é usado para fazer circuitos impressos, contatos elétricos, ligas dentárias, ligas de solda e brasagem entre outros.


Na história da fotografia, brometo de prata e iodeto de prata foram usados, ​​com a chegada da fotografia digital, a prata ainda desempenha um papel importante, onde os sais de prata são usados ​​para produzir imagens de alta qualidade e protegê-la de cópias ilegais. As lentes fotocromáticas funcionam em princípios semelhantes, escurecendo sob luz forte e tornando-se mais transparentes com pouca luz.



Serviço de talheres em prata francesa, decorado com folhas de acanto e monograma coroado do casal Conde D'Eu e Princesa Isabel.










1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo